2.9.14

Libertando gargantas e corações.

Outro dia li sobre comunicação não violenta. E sobre empregar emoção nas palavras e intenção. A intenção real que a gente quer passar e que sente. E não ficar se embromando, se enrolando ou tendo reações ora histéricas, ora irônicas ou até agressivas que perdem o real sentido do que se queria expressar.
Tenho tentado empregar isso no dia a dia. Nunca serei uma "buddha", a que leva umas patadas e responde com toda a calma do mundo, ou a que nunca se esquenta e acaba falando a mais ou do jeito que não deve, provocando a irritação ou resposta agressiva do outro, ou mesmo repulsa. Isso pode e vai me acontecer muitas vezes. Mas, no pouco que tenho usado as tais técnicas ou intenções reais na comunicação, me parece já uma ótima tática. Um outro paradigma de comportamento.
Falar com a emoção e intenção real tira uma sensação de repressão, de que a gente estrebuchou e continua engasgada, às vezes triste, injuriada, com raiva, ou meio insatisfeita. A intenção real nas palavras é libertadora, é amigável, traz afeto. E acho que por isso traz uma sensação de paz interna, e há de trazer para o outro que ouve ou lê. Ainda não sei do outro, mas percebo menos repulsa e agressividade. A gente mobiliza o que sente em nós e o que o outro sente de verdade também.
Pode ser que meu otimismo esteja bombando em pensar sobre essa comunicação como uma solução pra conflitos, desentendimentos, brigas e discussões, nessa sociedade maluca das redes sociais e tecnologias de velocidade de um raio. Pode bem ser. Mas prefiro acreditar que não, e que isso é um caminho.
Enfim, é importante no falar, sentir. Viva a empatia.

Nenhum comentário: